Escola
Estadual Maria do Socorro Andrade Smith
Professora:
Lissandra Brandão
Alunos
de 5ª e 8ª série
Projeto
Integrado de Aprendizagem
Projeto Jornal Mural
- Identificação de sua escola
JOSEFA JUCILEIDE AMORAS
COLARES
- Tema da proposta
JORNAL MURAL
- Objetivos
-
FORMAR LEITORES AUTÔNOMOS DE JORNAIS;
-
AMPLIAR A CAPACIDADE DE LEITURA DOS ALUNOS;
-
LEVAR PARA A SALA DE AULA DISCUSSÃO SOBRE TEMAS ATUAIS;
-
DESENVOLVER A CRITICIDADE DOS ALUNOS ATRAVÉS DE LEITURAS
JORNALÍSTICAS E
-
OBSERVAR QUE EXISTEM NOTÍCIAS RELACIONADAS COM HISTÓRIAS SOCIAIS.
- Problema/questão a ser resolvido/investigada
A FALTA DE LEITURA
ABTUAL POR PARTE DOS ALUNOS EM GERAL.
- Público a ser envolvido
ALUNOS DO ENSINO
FUNDAMENTAL DE 5ª A 8ª SÉRIE , TODA A ESCOLA E COMUNIDADE.
- Abordagem pedagógica
LEVAR EXEMPLARES PARA SALA DE AULA, PARA SE CONHECER A ESTRUTURA DE
UM JORNAL,
SEPARAR
AS NOTÍCIAS COMO; POLICIAL, ESPORTIVA, MUNDIAL, ECONOMIA E ASSIM POR
DIANTE, LÊ VARIADOS JORNAIS, PROCURANDO IDENTIFICAR OS ASSUNTOS MAIS
COMENTADOS, OUVIR OS NOTICIARIOS DE RÁDIO E ASSISTIR AOS
TELEJORNAIS, REELABORAR AS NOTICIAS MAIS ATRAENTES E ESCREVER O QUE
OUVIU E ASSISTIU, REPASSAR A TURMA O QUE ENTENDEU NA NOTICIA,
ENTREVISTAR AS PESSOAS EM GERAL, EM BUSCA DE ASSUNTOS QUE PODEM VIRÁ
NOTICIAS, ORGANIZAR OS EDITORIAS DO JORNAL E MONTAR O JORNAL MURAL EM
LUGAR ESTRÁTEGICO DA ESCOLA PARA QUE OS ALUNOS E COMUNIDADE TEREM
ACESSO AS NOTICIAS.
- Mídias e tecnologias a serem utilizadas
TELEVISÃO, RÁDIOS,
GRAVADORES, MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS, COMPUTADORES.
- Atores e papéis que deverão desempenhar
UM JORNALISTA (estes
representados pelos alunos.), TEREM A POSTURA DE UM ENTREVISTADOR.
- Dinâmica da atividade
ORGANIZAÇÃO,
PONTUALIDADE DE ENTREGA E INTERAÇÃO.
- Proposta preliminar das etapas/ações a serem realizadas
LÊ, ASSISTIR E OUVIR
VÁRIOS JORNAIS, DIVIDIR POR EDITORIAIS, ORGANIZAR AS NOTICIAS E
MONTAR.
- Período de realização
30 AULAS.
- Referências bibliográficas
JORNAIS E INTERNET.
Nenhum comentário:
Postar um comentário